10 de julho – Dia do Engenheiro de Minas

by Adriano Freires de Souza

O Dia do Engenheiro de Minas é comemorado nesta data para lembrar o dia de nascimento de Pedro Demóstenes Rache, no ano de 1879. Rache é o engenheiro de minas que ficou conhecido por ser o idealizador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

Pedro Rache era defensor da exploração racional dos minérios no país e, se vivo fosse, talvez estivesse otimista diante de algumas boas notícias recentemente publicadas, como o início das obras de construção de uma planta de filtragem da Mineração Usiminas, em Minas Gerais, conhecida como Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados. A estimativa é que sejam gerados mais de 400 novos empregos diretos e indiretos naquele estado. Há dois pontos que chamam a atenção na notícia – a implantação do conceito de rejeitos filtrados, em benefício do meio ambiente, e a abertura de centenas de postos de trabalho, certamente motivos de orgulho para todo engenheiro de minas envolvido ou não no projeto.

Outra boa notícia no setor, também ligada à preservação do meio ambiente, refere-se a uma pesquisa que já constatou a mesma eficiência do óleo de girassol no procedimento de têmpera de um tipo de aço utilizado na indústria automobilística apresentada pelo óleo mineral.

Dentro da mesma abordagem ética, o engenheiro de minas do Sistema Confea/Crea que atua na exploração de minérios e nas atividades correlatas está atento, sim, à questão do desenvolvimento econômico, mas, em respeito a seu código de conduta, sem deixar de lado a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, fatores de grande valorização da profissão.

Parabéns, Engenheiros de Minas!

Fonte: CREA-SP

Posts relacionados

Deixe um comentário